aprendi celulite

Como combater a celulite

22.2.16Unknown


Boas,

Hoje venho falar de um tema que atormenta grande parte das mulheres: a celulite! 
Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade, aparecendo tanto em pessoas mais gordinhas como em pessoas magras. Contudo, factores como o excesso de peso, a má alimentação e o sedentarismo podem fazer com que esta questão aumente. 

Antes de mais, o que é a celulite?

A celulite é uma alteração do tecido subcutâneo, ou seja, dos tecidos que se encontram logo por baixo da pele, e que tem um aspeto caraterístico à superfície da pele, normalmente designado como “casca de laranja”. A celulite afecta o tecido conjuntivo que rodeia as células de gordura debaixo da pele, o que por sua vez provoca alterações da circulação, mais propriamente da microcirculação, e, por consequência desta deficiência de irrigação dos capilares e dos pequenos vasos, acontece um aumento do tecido fibroso. Quando este tecido conjuntivo fica com lassidão, o tecido adiposo tem tendência para ficar saliente e provoca o aparecimento de ondulações na pele. 
Fonte: Clínica do Tempo

Eu cá já consegui combater em grande parte a que tinha (e hoje em dia quase que não tenho nenhuma, yeah!) e foi através da mudança dos meus hábitos que consegui esse feito. Por isso, deixo-vos algumas dicas do que podem fazer para ajudar a combater a celulite. Atenção, não existem milagres e é preciso muita dedicação e paciência!

ALIMENTAÇÃO

Tem uma alimentação saudável: Para reduzir a celulite é necessário também reduzir os fritos, as gorduras, os refrigerantes, os enlatados, os congelados e todas essas coisas que não fazem bem à saúde. Uma alimentação rica em verduras, frutas, carnes brancas e peixe ajudam a reduzir a celulite. Claro está, é necessário também reduzir a quantidade de açúcares e sal ingeridas. 

Bebe muita água: Para além de eliminar as toxinas, o papel principal da água é hidratar a pele e os tecidos, ajudando o teu corpo. Eu costumo beber uma média de 2 litros por dia. 

Bebe muito chá: Há chás que ajudam a queimar gordura,  ajudando dessa forma a combater a celulite. Chás como o chá verde, chá cavalinha, chá branco, chá capim-limão e chá dente-de-leão, são óptimos para esse efeito.

EXERCÍCIO FÍSICO

Faz exercício físico: É fundamental! Para além de queimar calorias, melhorar a circulação e reforçar a massa muscular, o exercício diário ajuda a combater o excesso de peso. Associar musculação e exercícios aeróbicos auxiliam na tonificação do corpo, existindo mesmo exercícios localizados para a perda de celulite. O ideal é fazer exercícios de 1 hora, 4 a 5 vezes por semana para que os resultados sejam mais eficazes.

MASSAGENS

Massaja as zonas críticas: Eu gosto muito de usar a minha luva de massagens da ALE-HOP e não dispenso uma boa massagem nas zonas mais críticas. As massagens fazem com que o sangue circule melhor e com que os tecidos se alterem. Todos os dias, depois do banho, tiro um tempinho para massajar o corpo, fazendo movimentos circulares. Os meus cremes favoritos são o creme anti-celulítico do Minipreço (número 1) e o creme anti-celulítico da Deliplus (número 2), que se vende apenas em Espanha, no Mercadora. Normalmente é o que utilizo, mas quando o stock acaba, utilizo o do Minipreço.

Faz tratamentos caseiros: Aprendi o truque da borra de café na página da Shape Your Body by Vanessa Alfaro e estou fã. Basta misturar a borra do café (utilizo o que fica nas cápsulas na Nespresso) com azeite até ficar uma consistência cremosa. Levar ao microondas durante 30 segundos e espalhar pelas áreas mais críticas, massajando com as mãos. Envolver com película aderente e deixar actuar durante meia hora. De seguida tomar um banho com água morna. Faço uma vez por mês.

Faz esfoliações: Estou rendida ao esfoliante corporal da Kiko (número 3) e uma vez que tem cafeína, também ajuda no combate à celulite. Tenho feito uma vez por semana e estou a adorar os resultados na pele, não só em termos de celulite mas em termos de hidratação e aspecto da mesma. 

TRATAMENTOS

Procura ajuda médica: Se a celulite já está num grau tão avançado que parece irreversível, o melhor será procurar ajuda. Apesar de normalmente serem caros, existem inúmeros tratamentos eficazes desde massagens drenantes, máquinas e tratamentos estéticos. Eu nunca fiz nenhum, por isso não consigo dizer o que resulta e o que não resulta!


E aqui ficam as minhas dicas. Na verdade, a melhor forma de combater a celulite está na adopção de um estilo de vida saudável. Há mais dicas por aí? Contem-me tudo!

Posts relacionados

0 comentários

Posts Populares

Instagram

Contacto